Receba os melhores conteúdos e as principais notícias sobre Contabilidade e Gestão!

Inscreva-se e receba por e-mail nossos conteúdos.

Como a China pode afetar o seu negócio?

Blog

Como a China pode afetar o seu negócio?

Blog

A elevação dos índices de sentimento econômico, puxadas pelo fim da “política de tolerância zero à Covid”, corrobora nosso cenário de forte recuperação do PIB da China em 2023 (crescimento de 5,5% ante 3,0% em 2022). Como isso muda a nossa economia aqui no Brasil?

Dados econômicos de fevereiro na China surpreenderam muito positivamente, a economia está em curso da retomada pós-abertura que já se viu em vários países. Indicadores de vendas imobiliárias de alta frequência mostram números promissores, ajudando a sustentar os preços de minério de ferro, uma vez que o país asiático é responsável por mais da metade das importações globais.

Nos próximos meses, após a reabertura, vamos conseguir mensurar em que ritmo os vôos internacionais da China estão retomando, fator fundamental para o crescimento de demanda por petróleo esse ano, uma vez que a previsão atual de consumo de petróleo chinês está em 15,9 Milhões de barris por dia, mais de 15% da demanda global.

Como vemos acima, a potência asiática é responsável pela maior parte do consumo de praticamente todas as commodities, então a variação na economia local chinesa pode representar um forte impacto no nosso dia a dia e nos preços de matéria prima. A pergunta que fica é: Entendi o impacto, mas como posso me proteger contra isso?

No caso de exposição direta a um ativo (minério, madeira, petróleo, milho, proteína, etc…) podemos usar o que chamamos de contratos futuros. Esses ativos foram criados para suavizar a volatilidade dos preços, fazendo ajustes financeiros diários de acordo com a flutuação do preço, com o objetivo de evitar surpresas no momento de fechar a negociação e trazendo uma previsibilidade maior nos fluxos de caixa.

Para proteção contra variação cambial, temos um instrumento que trava o valor da moeda para o prazo que você precisa, seja numa baixa para garantir seu preço de compra ou numa alta para garantir sua margem de lucro numa venda.

O mercado financeiro oferece muitas alternativas de proteção contra quase todos os cenários, e cabe à assessoria da Monteverde te ajudar a identificar qual se aplica melhor ao seu negócio.

Vamos marcar uma conversa para entender qual a melhor forma de agregar no dia a dia do seu negócio!

Filipe Ferreira – (31) 9 8411-6176

Virgillio Martins – (31) 9 9635-1806

A Matur Contábil é uma das maiores empresas de contabilidade do Brasil. São mais de 59 anos de atuação no mercado e uma equipe com 150 colaboradores para te ajudar a acelerar o seu negócio.

Compartilhe este artigo!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

A Matur pode acelerar o seu negócio.

Solicite uma proposta e receba o contato de um especialista.

A Matur pode acelerar o seu negócio.

Solicite uma proposta e receba o contato de um especialista.

© Matur Contábil ® Todos os Direitos Reservados

© Matur Contábil ® Todos os Direitos Reservados