Receba os melhores conteúdos e as principais notícias sobre Contabilidade e Gestão!

Inscreva-se e receba por e-mail nossos conteúdos.

Lojas Americanas e a importância da política de crédito saudável alinha com a contabilidade

Lojas-Americanas-e-a-importância-da-política-de-crédito-saudável-alinhada-a-contabilidade

Lojas Americanas e a importância da política de crédito saudável alinha com a contabilidade

Lojas-Americanas-e-a-importância-da-política-de-crédito-saudável-alinhada-a-contabilidade

A crise na Lojas Americanas começou após o anúncio da renúncia de Sergio Rial ao cargo de CEO e de André Covre à posição de CFO e Diretor de Relações com Investidores, após apenas 9 dias de mandato. O motivo da saída dos executivos seria uma inconsistência contábil, na casa dos R$ 20 bi, o que desencadeou uma série de execuções de credores.

De acordo com o ex-CEO, a estrutura é chamada de risco sacado, uma forma de antecipação de pagamento a fornecedores extremamente saudável para empresas do setor, estava sendo registrada na conta de fornecedores e não como dívida bancária. Por isso, a despesa de juros pagos aos bancos tem sido contabilizada no balanço como um redutor da conta de fornecedores a pagar, ao invés de ser reconhecida como despesa financeira.

Por causa das cobranças judiciais de credores, a companhia entrou em Tutela de Urgência, que bloqueou por 30 dias o vencimento antecipado de todas as dívidas da Lojas Americanas. Esse prazo foi usado para que os comitês internos formados pela empresa avaliem qual o melhor caminho para se tomar.

O cenário de Recuperação judicial se concretizou e a Lojas Americanas protocolou seu pedido, tornando-se o segundo maior da história do mercado acionário brasileiro, perdendo somente para a da Oi.

Toda essa situação catastrófica foi originada por uma operação de crédito mal assessorada associada a um erro contábil. Mas e você? Sabe quando é o momento ideal para uma empresa tomar crédito?

Separamos 5 situações que a equipe Matur e a Monteverde Investimentos podem te ajudar a ser mais assertivo em organizar as finanças e alavancar o crescimento da sua empresa:


1) Quitar dívidas antigas

A falta de controle financeiro e planejamento faz muitas empresas fecharem as portas ainda nos primeiros anos de funcionamento. Levantamento do IBGE mostra que seis em cada dez negócios vão à falência antes de completar cinco anos. E o motivo está ligado às finanças. A mobilidade dos empréstimos atuais os torna um novo elemento que deve ser acompanhado pelos empresários para trocar, por exemplo, dívidas com juros altos por taxas menores

2) Focar o capital de giro

A manutenção do capital de giro é essencial para a saúde financeira dos negócios. O caixa apertado pode levar o empresário a desequilibrar o fluxo de caixa. Se tomar crédito para melhorar o capital de giro, a empresa toda trabalhará de forma saudável

3) Reforçar seu estoque

O capital de giro também é muito importante para que o empresário possa colocar em prática as estratégias que vão aumentar as vendas em datas importantes para o comércio. Nesses casos, é muito importante trabalhar com um estoque ampliado para não perder vendas, e tomar crédito pode ser uma solução.

Além de melhorar o fluxo de caixa, é possível negociar melhores condições com os fornecedores para pagar à vista, buscar descontos e melhores preços e aumentar a margem de lucro.

4) Contratar colaboradores

Em períodos de aquecimento do comércio, muitas vezes as empresas também precisam reforçar a equipe – mesmo que com funcionários temporários – para dar conta da alta demanda da época. Porém, isso gera custos que fogem do orçamento previsto.

O empréstimo pode, então, ser necessário para efetuar o pagamento dos novos colaboradores.

5) Expandir o seu negócio

Um mercado desafiador pode ser o momento ideal para expansão. Seja no investimento orgânico, com aumento da operação e alcance ou crescimento inorgânico, através de fusões e aquisições, comprar empresas que possuem sinergia, pode ser uma excelente oportunidade, mas é extremamente importante analisar: sua empresa está preparada?
 

Conte com a Monteverde Investimentos para te auxiliar com todo esse processo financeiro, é só chamar no nosso número (31) 2534-2800 e procurar por Filipe Ferreira ou Virgíllio Gandra, os sócios dedicados ao atendimento dos clientes da Matur, ou se preferir Whatsapp (31) 98411 6176 / (31) 99635 1806 e saiba como podemos ajudar a sua empresa! 

A Matur Contábil é uma das maiores empresas de contabilidade do Brasil. São mais de 59 anos de atuação no mercado e uma equipe com 150 colaboradores para te ajudar a acelerar o seu negócio.

Compartilhe este artigo!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

A Matur pode acelerar o seu negócio.

Solicite uma proposta e receba o contato de um especialista.

A Matur pode acelerar o seu negócio.

Solicite uma proposta e receba o contato de um especialista.

© Matur Contábil ® Todos os Direitos Reservados

© Matur Contábil ® Todos os Direitos Reservados