Receba os melhores conteúdos e as principais notícias sobre Contabilidade e Gestão!

Inscreva-se e receba por e-mail nossos conteúdos.

Como definir o pró labore do MEI 

young-man-working-in-a-tech-environment-ETUQDVN.jpg

Como definir o pró labore do MEI 

young-man-working-in-a-tech-environment-ETUQDVN.jpg

MEI significa Microempreendedor Individual, ou um profissional autônomo. 

Quando você se cadastra como MEI, consegue ter um CNPJ o que garante facilidades na abertura de conta bancária, na emissão de notas fiscais, facilidade na abertura de conta bancária, e tem as obrigações e direitos de uma pessoa jurídica

Vale lembrar também que o MEI possui um valor limite de faturamento anual para se manter nesse regime tributário que é de R$ 81 mil. Caso ultrapasse esse limite, o empresário corre o risco de ser excluído do regime.

Com isso, o limite máximo do pró-labore de um MEI deverá ser de R$ 6.750,00 ao mês, já que não pode ultrapassar o limite anual. Seu pró labore também não poderá ser inferior a um salário mínimo.

Para calcular seu pró-labore, o primeiro passo é identificar todos os custos do negócio. Faça uma análise mensal para entender qual o faturamento, seu lucro e quais todos os gastos necessários para seu funcionamento

Outra obrigação do MEI é preencher o relatório mensal de receitas brutas, com isso ele pode fazer o controle das despesas com o intuito de apurar o ganho real do período, assim evita-se a utilização de todo o dinheiro que ganha para o seu pró-labore.

Um exemplo simples: Você tem a margem de lucro do empreendimento quando calculou e deduziu as despesas fixas e variáveis do faturamento mensal, quando esse valor é comparado de mês a mês, representa o lucro médio mensal e de lá que será deduzido o pró-labore

Outra pergunta interessante desse tema é: “Se eu sou o dono da empresa e posso ter todos os louros pra mim, por que preciso ter um pró-labore?”

A resposta é simples, através do pró-labore você tem uma visão muito melhor das despesas, lucros e até mesmo do valor que poderá usar para reinvestir na própria empresa, se o empreendedor usufruir de todos os lucros da empresa poderá prejudicá-la e não terá controle de quanto vai investir no crescimento da mesma, podendo causar diversos problemas.

A Matur Contábil é uma das maiores empresas de contabilidade do Brasil. São mais de 58 anos de atuação no mercado e uma equipe com 150 colaboradores para te ajudar a acelerar o seu negócio.

Compartilhe este artigo!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Telegram

A Matur pode acelerar o seu negócio.

Solicite uma proposta e receba o contato de um especialista.

A Matur pode acelerar o seu negócio.

Solicite uma proposta e receba o contato de um especialista.

© Matur Contábil ® Todos os Direitos Reservados

© Matur Contábil ® Todos os Direitos Reservados