Receba os melhores conteúdos e as principais notícias sobre Contabilidade e Gestão!

Inscreva-se e receba por e-mail nossos conteúdos.

Como o modelo de franquia contábil acelera negócios

franquia-contábil

Como o modelo de franquia contábil acelera negócios

franquia-contábil

Investir em uma franquia contábil é uma opção segura para aqueles que buscam uma maneira de acelerar seus negócios no mercado de contabilidade.

O modelo de franquia é amplamente difundido nos mais diferentes segmentos do varejo. Entretanto, o setor contábil já adota as facilidades e usufrui dos benefícios desse sistema há alguns anos. 

Ideal tanto para contadores que desejam iniciar a carreira, abrindo seu primeiro escritório, quanto para aqueles que já possuem um empreendimento e desejam aumentar a lucratividade acelerar seu sucesso.

Uma franquia é solução para diferentes questões e desafios. Isso porque entrega formas pré-definidas de atuação, que direcionam os empreendedores para o caminho certo.

Acompanhe neste artigo mais sobre esse modelo e conheça os benefícios de abrir uma franquia de serviços contábeis.

Como funciona uma franquia contábil

Uma franquia de contabilidade é um modelo de negócio no qual um escritório contábil com ampla experiência no segmento transfere esse conhecimento para outros empreendedores. 

A marca, já consolidada na prestação de serviços contábeis, compartilha a chancela de sua metodologia, sistemas e processos instaurados com novos parceiros, os franqueados, autorizando também o uso de sua já reconhecida patente. 

No Brasil, os contratos de franquias são regulamentados pela Lei n.º 13.966, de dezembro de 2019, que descreve diversos deveres e direitos, afirmando ser papel do franqueador oferecer ao franqueado:

  • supervisão de rede;
  • incorporação de inovações tecnológicas;
  • treinamento do franqueado e de seus funcionários, especificando duração, conteúdo e custos;
  • manuais de franquia;
  • auxílio na análise e na escolha do ponto; e
  • leiaute e padrões arquitetônicos das instalações do franqueado.

No caso de serviços contábeis, isso significa que o empreendedor recebe suporte para implementar serviços, auxílio para a captação de clientes, consultoria técnica para a utilização e otimização de processos da rotina em um escritório de contabilidade. 

A quem pertence a carteira de clientes no modelo de franquia de contabilidade?

Esta é uma preocupação muito comum entre aqueles que desejam investir em uma franquia contábil. Neste caso, os clientes são sempre do franqueado, que possui um negócio com CNPJ próprio. 

Ou seja, é a empresa franqueada é que formaliza o contrato de prestação de serviços diretamente com o cliente final.

Ao franqueador, são pagos royalties, com valores estabelecidos através do contrato, que correspondem à permissão do uso da marca e à transferência do know-how.

Como abrir uma franquia contábil

O primeiro passo é buscar um escritório contábil de confiança, estável e com boa reputação, observando se o modo como ele se posiciona no mercado, e os serviços prestados, correspondem ao que você deseja para o seu empreendimento.

Após escolher o franqueador, podemos resumir o passo a passo da seguinte forma:

1. Apresentação do Modelo de Negócio: momento em que você analisa os detalhes do plano de franquia e do modelo de negócio contábil.

2. Reunião de qualificação do franqueado: aqui o seu perfil de empreendedor é avaliar e qualificado pela franqueadora.

3. Envio da Circular de Oferta: A circular é um documento que apresenta as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes.

4. Contrato e Taxa de Franquia: análise e assinatura do contrato de franquia.

5. Apresentação da equipe de suporte: as equipes são apresentadas e se estabelece os meios de contato para suporte.

6. Mentoria, com treinamento de imersão: o franqueado passa por um treinamento, visando absorver os processos internos e externos, além de se familiarizar com as regras de uso da marca.

Benefícios de investir em uma franquia contábil 

Além da vantagem de entrar no mercado de contabilidade como uma marca já renomada, o investimento em uma franquia contábil traz ao investidor outros benefícios.

  • Mentoria em gestão e suporte operacional:

O investidor recebe todo o know-how da franqueadora, incluindo o auxílio para a criação de um planejamento estratégico, acompanhamento de cronogramas, fluxos, manuais e treinamentos. É dever do franqueado atender as demandas técnicas e operacionais do investidor.

  • Suporte na prospecção de clientes:

Com o direito de uso da marca, o franqueador oferece também estratégias de Marketing, a fim de manter o zelo pelo nome já fortalecido no segmento. 

Além disso, o novo escritório tem acesso a ferramentas de vendas para conquistar e fidelizar mais clientes.

  • Recursos de marketing:

O site institucional da sua Franquia de Contabilidade, e-mails, materiais publicitários e media kit são exemplos de recursos disponibilizados para uso interno.

  • Networking especializado:

A rede de franquias conta com franqueados de diferentes regiões e com vivências diversas. Ao fazerem parte de uma mesma rede, estes podem trocar experiências, fortalecendo-se mutualmente e beneficiando a todos.

  • Investimento constante em tecnologia, inovação e aprimoramento: 

A franqueadora está em constante evolução para entregar o que há de mais moderno e inovador no setor de contabilidade. São realizados testes e pesquisas, buscando entender e alcançar o desejo dos clientes.

  • Gerenciamento de controle de qualidade: 

As franqueadoras realizam visitas e contato constante com as unidades, garantindo o bom atendimento e mantendo o padrão de serviço.

Modelos de franquia contábil para acelerar sua carreira

Existem diferentes modelos de franquia de contabilidade, todos com foco em oferecer ao franqueado o necessário para conquistar mais clientes e entregar a estes um serviço de qualidade.

Com a assistência de um escritório experiente, o novo investidor possui acesso a metodologias e ferramentas para fomentar o seu empreendimento. 

A Matur Contábil oferece dois modelos de negócios àqueles que desejam investir em uma franquia contábil segura e de sucesso.

Clique aqui para saber mais sobre eles. Nos acompanhe também no Instagram e fique por dentro de todas as novidades. 

A Matur Contábil é uma das maiores empresas de contabilidade do Brasil. São mais de 59 anos de atuação no mercado e uma equipe com 150 colaboradores para te ajudar a acelerar o seu negócio.

Compartilhe este artigo!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

A Matur pode acelerar o seu negócio.

Solicite uma proposta e receba o contato de um especialista.

A Matur pode acelerar o seu negócio.

Solicite uma proposta e receba o contato de um especialista.

© Matur Contábil ® Todos os Direitos Reservados

© Matur Contábil ® Todos os Direitos Reservados