Receba os melhores conteúdos e as principais notícias sobre Contabilidade e Gestão!

Inscreva-se e receba por e-mail nossos conteúdos.

Registro de marca: quanto custa criar, registrar e posicionar uma marca contábil

registro de marca

Registro de marca: quanto custa criar, registrar e posicionar uma marca contábil

registro de marca

Em um mercado tão competitivo quanto o contábil, garantir o registro de marca é um dos passos mais importantes para proteger os seus interesses e posicionar bem o seu negócio.

Além da exclusividade, o registro possibilita que o empreendedor venda, licencie e indenize o seu uso indevido.

Neste sentido, muito mais do que evitar que outras empresas usem o mesmo nome que a sua, ter uma marca forte e consolidada é um ponto-chave para o sucesso do empreendimento

Isso porque, além de um produto ou serviço de qualidade, é preciso se posicionar de acordo com seu propósito, valores e comportamentos.

Segundo o estudo “2024: O consumidor brasileiro hoje”, da McKinsey & Company, o consumidor está mais propenso a investir em marcas alinhadas aos seus valores. 

Assim, registrar uma marca se torna essencial. Além disso, adotar estratégias eficazes de marketing e relacionamento com clientes pode fortalecer a presença e a competitividade de uma empresa contábil no mercado.

Neste artigo, trouxemos algumas informações importantes para te apoiar nesse processo.  

Como fazer e quanto custa o registro de marca?

O primeiro ponto a ser esclarecido é que o processo de registro de uma marca não é o mesmo que a abertura de um negócio. Inclusive, uma marca não precisa – necessariamente – estar associada a uma empresa.

Depois, o primeiro passo para registrar uma marca é pesquisar se aquele nome está disponível para uso. Para isso, busque na página de Pesquisa de Propriedade Industrial, no INPI. 

Com a confirmação, siga o passo a passo abaixo!

1. Defina o setor e classe

O setor define a atividade da sua empresa, neste caso, serviços contábeis. Além disso, é necessário determinar em quais das 45 classes de marca do INPI seu negócio se encaixa.

Veja duas dicas para facilitar esse processo:

·         as classes de 35 a 45 são referentes aos serviços;

·         você pode pesquisar quais são as classes usadas pelos concorrentes para facilitar a definição. 

2. Como será a apresentação da sua marca 

Antes de solicitar o registro de marca, é necessário definir como você vai apresentá-la: será um nome próprio ou comercial; terá logotipo bi ou tridimensional; terá marca física; e por aí vai.

3. Entenda quais são as taxas de registro de marca contábil

Para registrar uma marca, é necessário pagar duas taxas: uma no momento da solicitação e outra quando o registro é concedido. Além disso, pode haver tarifas adicionais para serviços complementares, como a apresentação de documentos.

O valor do registro varia conforme o tipo de empresa. Para o pedido, por exemplo, a taxa é de R$ 142,00  para pessoas físicas, ME, MEI e EPP ou de R$ 355,00 para os demais tipos de empresa. 

Depois da aprovação, a segunda taxa, referente ao certificado de registro para os primeiros dez anos de vigência (se respeitar os 60 dias após o deferimento), o valor é R$ 298,00 para pessoa física, ME, MEI e EPP e de R$ 745,00 para os demais tipos de empresas.

4. Acompanhamento do processo e exame formal 

O processo para registrar uma marca pode levar cerca de dois anos.  Ele inclui várias etapas, como solicitações de informações e documentos, e análises detalhadas. No final, a marca pode ser aprovada ou rejeitada.

Para garantir que você responderá a todas as necessidades, é preciso acompanhar o seu pedido na Revista de Propriedade Industrial (RPI), publicada todas as semanas pelo INPI.

Após o pedido ser protocolado, o órgão realiza um exame formal no pedido de registro, podendo solicitar documentos adicionais. É importante ficar atento ao prazo, pois há apenas cinco dias para responder.

Com tudo certo, o INPI publica a solicitação de registro de marca e os terceiros têm 60 dias para manifestação. 

5. Manifestações, deferimento e marca registrada

A partir de qualquer manifestação, são 60 dias para contestação. Depois desse período, o INPI pode exigir mais alguns documentos para deferir ou não o pedido. 

Com ausência de novas oposições, começam os 60 dias para pagamento da taxa do certificado e caso a taxa não seja paga, todo o processo é arquivado. 

Após o pagamento, a solicitação é efetivada e os seus direitos são assegurados com a emissão da documentação.

Além do registro de marca, é preciso registrar o domínio

Quando falamos em presença digital da empresa, registrar a marca não é suficiente para usar o seu nome no endereço do site. É preciso fazer o registro do domínio. 

Para isso, o primeiro passo é fazer o cadastro no registro.br e verificar a disponibilidade. 

Depois, busque uma das empresas que oferecem o serviço de hospedagem, como GoDaddy, RegistroBR ou Hostinger, por exemplo. 

Siga os passos de cada plataforma, envie os documentos e faça o pagamento das taxas de compra de um domínio. 

Vantagens do modelo de negócio Matur Franquias

Ao investir na criação, registro e posicionamento da sua marca, você não apenas evita riscos, mas também constrói um nome forte e de referência no setor.

Nesse cenário, a primeira grande vantagem de fazer parte do modelo de franquias da Matur Contábil é que você não precisa se preocupar com o registro de marca!

Isso porque a Matur Franquias é uma marca registrada e consolidada no mercado, com mais de 60 anos de experiência e satisfação dos clientes.

Com a Matur, você não precisa se preocupar com o processo de registro ou com a consolidação do nome do seu negócio—isso já vem pronto para você!

Além disso, os franqueados da Matur também podem aproveitar:

·         suporte contínuo na estratégia e operacionalização de marketing; 

·         apoio especializado em outras frentes da empresa, como comercial e vendas, sempre que precisar; 

·         economia de tempo com assuntos burocráticos e operacionais, permitindo o foco total no crescimento dos seus negócios contábeis; 

·         prestígio e credibilidade necessários para captar clientes;

·         acesso a uma rede de parcerias estratégicas para ampliar o conhecimento e a oferta de soluções, gerando ainda mais valor para o cliente. 

Acesse a página da Matur Franquias para conhecer melhor o nosso modelo de negócio e o poder da nossa marca.

 

A Matur Contábil é uma das maiores empresas de contabilidade do Brasil. São mais de 60 anos de atuação no mercado e uma equipe com 160 colaboradores para te ajudar a acelerar o seu negócio.

Compartilhe este artigo!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

A Matur pode acelerar o seu negócio.

Solicite uma proposta e receba o contato de um especialista.

A Matur pode acelerar o seu negócio.

Solicite uma proposta e receba o contato de um especialista.

© Matur Contábil ® Todos os Direitos Reservados

© Matur Contábil ® Todos os Direitos Reservados