Em um mercado tão competitivo quanto o contábil, garantir o registro de marca é um dos passos mais importantes para proteger os seus interesses e posicionar bem o seu negócio.
Além da exclusividade, o registro possibilita que o empreendedor venda, licencie e indenize o seu uso indevido.
Neste sentido, muito mais do que evitar que outras empresas usem o mesmo nome que a sua, ter uma marca forte e consolidada é um ponto-chave para o sucesso do empreendimento.
Isso porque, além de um produto ou serviço de qualidade, é preciso se posicionar de acordo com seu propósito, valores e comportamentos.
Segundo o estudo “2024: O consumidor brasileiro hoje”, da McKinsey & Company, o consumidor está mais propenso a investir em marcas alinhadas aos seus valores.
Assim, registrar uma marca se torna essencial. Além disso, adotar estratégias eficazes de marketing e relacionamento com clientes pode fortalecer a presença e a competitividade de uma empresa contábil no mercado.
Neste artigo, trouxemos algumas informações importantes para te apoiar nesse processo.
Como fazer e quanto custa o registro de marca?
O primeiro ponto a ser esclarecido é que o processo de registro de uma marca não é o mesmo que a abertura de um negócio. Inclusive, uma marca não precisa – necessariamente – estar associada a uma empresa.
Depois, o primeiro passo para registrar uma marca é pesquisar se aquele nome está disponível para uso. Para isso, busque na página de Pesquisa de Propriedade Industrial, no INPI.
Com a confirmação, siga o passo a passo abaixo!
1. Defina o setor e classe
O setor define a atividade da sua empresa, neste caso, serviços contábeis. Além disso, é necessário determinar em quais das 45 classes de marca do INPI seu negócio se encaixa.
Veja duas dicas para facilitar esse processo:
· as classes de 35 a 45 são referentes aos serviços;
· você pode pesquisar quais são as classes usadas pelos concorrentes para facilitar a definição.
2. Como será a apresentação da sua marca
Antes de solicitar o registro de marca, é necessário definir como você vai apresentá-la: será um nome próprio ou comercial; terá logotipo bi ou tridimensional; terá marca física; e por aí vai.
3. Entenda quais são as taxas de registro de marca contábil
Para registrar uma marca, é necessário pagar duas taxas: uma no momento da solicitação e outra quando o registro é concedido. Além disso, pode haver tarifas adicionais para serviços complementares, como a apresentação de documentos.
O valor do registro varia conforme o tipo de empresa. Para o pedido, por exemplo, a taxa é de R$ 142,00 para pessoas físicas, ME, MEI e EPP ou de R$ 355,00 para os demais tipos de empresa.
Depois da aprovação, a segunda taxa, referente ao certificado de registro para os primeiros dez anos de vigência (se respeitar os 60 dias após o deferimento), o valor é R$ 298,00 para pessoa física, ME, MEI e EPP e de R$ 745,00 para os demais tipos de empresas.
4. Acompanhamento do processo e exame formal
O processo para registrar uma marca pode levar cerca de dois anos. Ele inclui várias etapas, como solicitações de informações e documentos, e análises detalhadas. No final, a marca pode ser aprovada ou rejeitada.
Para garantir que você responderá a todas as necessidades, é preciso acompanhar o seu pedido na Revista de Propriedade Industrial (RPI), publicada todas as semanas pelo INPI.
Após o pedido ser protocolado, o órgão realiza um exame formal no pedido de registro, podendo solicitar documentos adicionais. É importante ficar atento ao prazo, pois há apenas cinco dias para responder.
Com tudo certo, o INPI publica a solicitação de registro de marca e os terceiros têm 60 dias para manifestação.
5. Manifestações, deferimento e marca registrada
A partir de qualquer manifestação, são 60 dias para contestação. Depois desse período, o INPI pode exigir mais alguns documentos para deferir ou não o pedido.
Com ausência de novas oposições, começam os 60 dias para pagamento da taxa do certificado e caso a taxa não seja paga, todo o processo é arquivado.
Após o pagamento, a solicitação é efetivada e os seus direitos são assegurados com a emissão da documentação.
Além do registro de marca, é preciso registrar o domínio
Quando falamos em presença digital da empresa, registrar a marca não é suficiente para usar o seu nome no endereço do site. É preciso fazer o registro do domínio.
Para isso, o primeiro passo é fazer o cadastro no registro.br e verificar a disponibilidade.
Depois, busque uma das empresas que oferecem o serviço de hospedagem, como GoDaddy, RegistroBR ou Hostinger, por exemplo.
Siga os passos de cada plataforma, envie os documentos e faça o pagamento das taxas de compra de um domínio.
Vantagens do modelo de negócio Matur Franquias
Ao investir na criação, registro e posicionamento da sua marca, você não apenas evita riscos, mas também constrói um nome forte e de referência no setor.
Nesse cenário, a primeira grande vantagem de fazer parte do modelo de franquias da Matur Contábil é que você não precisa se preocupar com o registro de marca!
Isso porque a Matur Franquias é uma marca registrada e consolidada no mercado, com mais de 60 anos de experiência e satisfação dos clientes.
Com a Matur, você não precisa se preocupar com o processo de registro ou com a consolidação do nome do seu negócio—isso já vem pronto para você!
Além disso, os franqueados da Matur também podem aproveitar:
· suporte contínuo na estratégia e operacionalização de marketing;
· apoio especializado em outras frentes da empresa, como comercial e vendas, sempre que precisar;
· economia de tempo com assuntos burocráticos e operacionais, permitindo o foco total no crescimento dos seus negócios contábeis;
· prestígio e credibilidade necessários para captar clientes;
· acesso a uma rede de parcerias estratégicas para ampliar o conhecimento e a oferta de soluções, gerando ainda mais valor para o cliente.
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