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Como captar clientes na contabilidade sem aumentar o custo operacional

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Como captar clientes na contabilidade sem aumentar o custo operacional

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Todas as empresas, inclusive as contábeis, possuem o mesmo objetivo: a geração de lucros. E para isso, é preciso captar clientes.

No caso do mercado de contabilidade há dois principais fatores-chave que contribuem com essa missão: a confiança na marca e a performance positiva.

Isso porque, estamos falando de um serviço específico. Uma disciplina a qual boa parte das pessoas — sejam elas físicas ou jurídicas — não têm total domínio.

No entanto, a contabilidade atua em uma série de obrigações que estamos todos comprometidos. É através dos serviços contábeis que empresas e cidadãos garantem segurança e uma gestão financeira correta e conforme a legislação vigente.

Esses pontos reforçam que um escritório de contabilidade possui muitas oportunidades de crescimento, podendo aumentar sua carteira de diferentes maneiras.

Por conta disso, neste artigo, trouxemos algumas sugestões para contribuir com o planejamento comercial da sua empresa contábil. Acompanhe para saber mais.

Desafio da captação de clientes no mercado contábil

Para aplicar as estratégias de captação de leads de forma eficiente é preciso superar os desafios que o mercado de contabilidade apresenta.

O primeiro ponto a se destacar nesse quesito é que a concorrência entre os negócios contábeis é intensa. E para estar à frente dos concorrentes, além de garantir um atendimento de qualidade e especializado, é cada vez mais necessário oferecer inovação e soluções personalizadas.

Outro desafio de captar clientes nesse mercado é a percepção das pessoas em relação ao serviço prestado. Isso porque, muitas pessoas não conseguem reconhecer os diferenciais entre uma empresa e outra.

Além disso, conforme o Panorama do Empreendedorismo Contábil no Brasil, divulgado em 2023, os índices de fidelização de escritórios de contabilidade são altos.

Por um lado, esse dado é excelente para o escritório que conquistou a confiança do cliente. Por outro, dificulta o trabalho de fechar novos contratos, já que as pessoas são condicionadas a contar com a empresa que já conhecem e confiam.

Estratégias eficazes para captar clientes de contabilidade sem elevar os custos

A primeira edição da pesquisa “O Mercado Contábil”, publicada em 2023, trouxe dados que reforçam que, apesar dos desafios, o mercado contábil traz muitas oportunidades de crescimento.

Segundo os dados, a maioria dos escritórios de contabilidade entrevistados tinham a previsão de crescimento estável, com 44% deles estimando crescer até 15% em um ano.

Então, é inegável a relação entre aumentar a carteira e o sucesso de um negócio contábil. Mas, tão importante quanto, é saber como captar clientes sem aumentar o custo operacional.

Confira abaixo diferentes estratégias que ajudam a focar nas oportunidades e conquistar excelentes resultados.

Marketing de conteúdo

Produzir conteúdo de qualidade, que gera valor para o público, é uma das formas mais eficientes de conquistar as pessoas sem a necessidade de altos investimentos.

Por meio dessa prática, você posiciona seu escritório como especialista em diferentes assuntos relacionados à contabilidade. Além de contribuir com a otimização das páginas na internet, seja um site ou redes sociais.

Há uma série de formatos que podem ser usados para distribuir essas informações: desde um blog até uma palestra ou aulas online, por exemplo.

Aqui, o objetivo é reforçar a imagem da sua marca e posicioná-la como a melhor opção a ser escolhida.

Participação em eventos, feiras e espaços de networking

Estar presente com a sua marca em experiências relacionadas à contabilidade também é uma ótima dica para maximizar o networking e conquistar mais clientes.

Busque conhecer as principais associações comerciais da sua região e investir na participação ativa de eventos, com troca de conteúdo e referências.

Faça campanhas de indicação

Conforme abordamos anteriormente, o índice de fidelização de empresas contábeis costuma ser alto. Sendo assim, a indicação pode ser uma excelente forma de aumentar a carteira.

Você pode solicitar depoimentos para compartilhar no site ou redes sociais, ou até mesmo criar planos promocionais para indicações.

Outra opção, ainda mais arrojada, é criar um clube de fidelidade, em que os seus clientes atuais possam ser recompensados com serviços complementares ou valores mais baixos ao indicarem o seu escritório.

Buscar parcerias estratégicas

Diferentes mercados necessitam de diferentes soluções. Neste contexto, ir além da contabilidade e oferecer um ecossistema completo de serviços é um ótimo atrativo. Além disso, parceiros estratégicos podem indicar novos clientes para seu escritório.

Investir em um modelo de negócio de franquia contábil

Muito mais do que um modelo técnico e estratégico para captar clientes, o modelo de franquia proporciona uma série de benefícios que podem otimizar e potencializar os resultados da sua empresa contábil. Entre eles:

  • A segurança e estabilidade de uma marca já conhecida e consolidada no mercado.
  • Suporte especializado sempre que precisar.
  • Economia de tempo com burocracias.
  • Um modelo financeiramente mais atrativo do que consolidar um negócio do zero.

Vantagens do Modelo Matur Franquias para escritórios contábeis

Talvez um dos maiores desafios para o crescimento de um escritório de contabilidade não seja nem o processo de captar clientes, mas sim a falta de profissionais especializados para operacionalizar o atendimento de qualidade.

Isso porque, muitos escritórios não possuem uma equipe técnica especializada nas tarefas comerciais ou focada nessa estratégia.

Com a Matur Franquias, você pode compartilhar a operação e, assim, acelerar o sucesso da sua empresa contábil.

São mais de 59 anos de atuação que conferem o prestígio e credibilidade necessários para atrair e operacionalizar clientes de diferentes tamanhos, mercados e complexidade.

Além das vantagens de uma franquia de contabilidade, existem benefícios que só a Matur Franquias pode oferecer:

  • Uma equipe técnica e especializada para realizar a operação dos serviços.
  • Atualização constante sobre as normas e leis fiscais.
  • Consultoria e planejamento estratégico focados nas necessidades individuais de cada unidade.
  • Estratégias de crescimento comprovadamente eficientes.
  • Tecnologia de ponta.
  • Um ecossistema com soluções em 14 áreas de interesse de empresas de diferentes segmentos.

Conheça nosso modelo de negócio e seja a Unidade Matur da sua cidade.

 

A Matur Contábil é uma das maiores empresas de contabilidade do Brasil. São mais de 60 anos de atuação no mercado e uma equipe com 160 colaboradores para te ajudar a acelerar o seu negócio.

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© Matur Contábil ® Todos os Direitos Reservados

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